Doença infecciosa febril de início abrupto, febre alta (39 a 40 graus Celsius) acompanhada de dor de cabeça, fraqueza,dores musculares, dor atrás dos olhos, com presença ou não de exantema (manchas ou pintas avermelhadas na pele) e/ou prurido (coçeira). Falta de apetite, enjôo,vômitos e diarréia, podem acontecer. Casos graves de hemorragia podem ser evitados principalmente com o cuidado com a hidratação. A hidratação é primordial .
Transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti que transporta o vírus na boca após ter picado alguém doente ( peíodo de transmissão é de 1 dia anterior à febre até o sexto dia da doença) .
O mosquito se desenvolve em água doce parada, mais comum de janeiro a maio.
Como não há um remédio específico contra o vírus tomar antitérmico pode ser perigoso principalmente paracetamol e dipirona.Durante a infecção por dengue o paracetamol pode ser tóxico ao fígado (há risco de uma hepatite pelo medicamento) . Quanto a dipirona há casos de reação alérgica inesperada ( síndrome de Steve Jonson),então mais seguro é não tomar antitérmicos.
Quanto a hidratação : água de coco, suco de limão,laranja, gatorade, sopa de batata, moranga caldo de feijão , carne, frutas ,mamão, melão, melância, banana todos esses alimentos são ricos em potássio e hidratam.
Cuidados de controle do mosquito : evitar água parada, destinar o lixo seco para reciclagem e o lixo molhado ou orgânico para o aterro sanitário isso já é feito pela prefeitura da sua cidade. Colocar telas nas janelas. Existe pesquisa brasileira sobre um larvicida natural feito com óleo de castanha de caju, que não agride nem a saúde nem o meio ambiente, que pode ser usado a 20 mg por litro tipo em tablete que dilui na água, essa pesquisa é recente apresentada no programa "Caldeirão do Huck"do dia 05/03/2016. Evite usar pastilhas de inceticida elétricos , eles causam anemia. Os aerossóis de organofosforados são prejudiciais à saúde.
No comments:
Post a Comment